21 dias de Yoga…
Convido-te a desafiares-te e a fazeres algo por ti e pela tua saúde, pelas tuas dores de costas, pela tua mobilidade, pela tua eventual falta de vontade…
E, juntamente comigo, desafio-te a inicires aquela que pode ser o início de uma nova forma de viver a tua vida.
Agora, convido-te a pensares se tu nunca praticaste yoga e se faz sentido abraçares este desafio, ou se já praticaste mas deixaste de o fazer, ou se retomar para ti é um desafio, ou até mesmo se já praticas yoga e se este desafio te pode dar outra perspetiva, então Bora daí!
E porquê Yoga?
Considero o Yoga o complement perfeito.
Porque considero o yoga como o lado Yin de qualquer outra atividade que possas ter. Estás familiarizada (o) com o conceito Yin e Yang? Muito resumidamente, Yin é o lado lunar, feminino, frio e Yang é o oposto, o lado sol, masculino, quente. Em equilíbrio, somos yin e yang na mesma proporção. Então, se eu pratico artes marciais ou desportos de combate, corrida, natação, futebol, basquetebol, andebol, cross fit, ginásio ou simplesmente, faço a minha caminhada, o Yoga é a parte que me vai complementar qualquer outra atividade. Com o Yoga descobri que existem várias formas de respirar e aprendi a respirar melhor, aprofundei técnicas que desconhecia para aumentar a entrada de ar os meus pulmões, que me ajudaram a ficar mais tranquila e serena, mesmo quando tudo à volta parecia o caos.
O Yoga ajuda-me a ter mais equilíbrio físico e também mental e emocional, percebi de que forma posso trabalhar a minha mobilidade corporal, o que me deu mais consciência do meu corpo, das suas capacidades e das suas limitações.
O ritual de iniciar a prática com uma meditação, permite-me estar mais centrada comigo mesma, ajuda a estruturar a minha prática de relaxamento e aquietação mental. É ou não é super complete… e se aparentemente grande parte das práticas são físicas, irás sentir no teu corpo os benefícios das torções, das flexões e retroflexões. E é esta a viagem que te convido a embarcar nos próximos 21 dias.
21 dias de Yoga porquê?
Há quem defenda que quem tem uma rotina de 21 dias, depois sera mais fácil manter, de forma consistente, essa rotina.
Porque as rotinas estruturam a nossa vida
Porque 21 dias são bastantes para criar uma rotina
E Yoga porque é de todas as artes curativas que eu conheço e que eu pratico a que considero mais completa e, como referi acima, a que me complementa.
O que é o Yoga
Yoga vem do sânscrito “Yuj” cujo conceito significa Unir ou Harmonizar. União connosco próprios e com algo maior, Deus, o Universo ou com o que queiras chamar.
“Yoga é a integração e harmonia entre pensamentos, palavras e ações ou integração entre cabeça, coração e mãos” Swami Sivananda, Mestre Hindu
Yoga é a integração de todos os aspetos do ser humano:
- Coração: aspeto emocional e comportamental – ligado às emoções e à respiração.
- Corpo: aspeto físico – ligado às posturas mais físicas e respiração.
- Mente: capacidade de concentração, Dhyana, meditação, foco na positividade da vida
- Espírito: aspeto mais criativo, ligado à visualização, imaginação ao cultivo da personalidade de cada um.
Importante abordar alguns mitos associados ao YOGA e aos quais deixo o meu entendimento, a minha leitura. Yoga não é:
- Não é religião, não temos de pertencer ao Hinduísmo ou Budismo
- Não temos de ser todos vegetarianos ou veganos
- Não precisamos de ter todos uma excelente forma física ou ser super flexíveis Não precisamos de ficar imóveis a meditar 4 horas num canto e a entoar o mantra OM
Yoga é uma filosofia de vida que nos permite religar, reconectar com a nossa essência, e descobrirmos mais sobre o nosso corpo, a forma como pensamos e nos ligamos a tudo o que está à nossa volta.
É uma prática milenar, sistematizada no séc. III a.C. por Patanjali “Os Sutras do Yoga”, Patanjali, considerado o pai do Yoga, sutras esses que indicam as práticas do Hatha Yoga que se resumem em 8 partes (e dobre elas eu vou fazer num dos próximos dias).
O estilo que pratico é o Hatha YOGA. E o que é o Hatha Yoga?
HA – Sol, THA – Lua
É o equilíbrio entre os pares opostos: feminino e masculino , yin e yang, lua e sol, de opostos que se complementam. Desenvolve o equilíbrio, a flexibilidade, a força de ambos os lados, precisamente através dos opostos.
Todas as praticas físicas e técnicas de Yoga derivam das técnicas de Hatha Yoga. Com excepção das que refiro abaixo. Hatha é usar o controlo físico da matéria para atingir um estado de iluminação. É o yoga mais físico, em que o corpo é usado, mexido, ativado, é o yoga das 8 partes
Existem outros estilos de Yoga, porque Yoga não é só físico, pode ser apenas audível, vocal, devocional, por exemplo Bakti Yoga é o Yoga da devoção, outra forma de chegar à iluminação, ao samadhi, O Karma Yoga – através da tua ação voluntária.
Na verdade, hoje em dia conhecemos o yoga pelas posturas, os ásanas e pelas técnicas de respiração, pranayama, mas estas são apenas 2 partes das 8 que constituem o Yoga! E esta é uma de muitas diferenças entre todas as outras práticas, nomeadamente o pilates!
Mas as práticas do ocidente são todas práticas de hatha Yoga mesmo que tenham outra nomenclatura!
Bora à saudação ao Sol!!!
Continuo a contar com vocês e estar aqui para dar o meu melhor.
E em qualquer ocasião, lembra-te do tema Desafia-te. Porque a ti… tudo.
Leave a Reply